“Inovar em Saúde: Mito ou realidade?” foi o tema escolhido para o 6º Congresso Internacional dos Hospitais organizado pela APDH, no Auditório do Edifício Tomé Pires do INFARMED.

O dia de abertura do Congresso a 23 de Novembro proporcionou um leque de workshops a decorrer em paralelo ao grande auditório, onde profissionais de saúde de várias áreas tiveram acesso a apresentações que impulsionam as “Novas práticas” dos cuidados de saúde.

A participação especial da SCHULKE PORTUGAL, através do workshop “Experiência Internacional na Prevenção e Regimes Alternativos de Descolonização com octenidina” apresentou através de um painel de oradores experientes, a análise plural e prospetiva sobre esta temática incidente na inovação em saúde.

O presidente da Direção da APDH, Prof. Dr. Carlos Pereira Alves presidiu a sessão igualmente moderada pela coordenadora do PPCIRA do CHLO, Dra. Filomena Martins.

A sessão foi conseguida com duas distintas apresentações lideradas por dois oradores que representaram neste workshop, duas visões e duas experiências a nível Nacional e internacional.

Dra. Rute Miranda, Farmacêutica Hospitalar do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, contemplou os ouvintes com a sua experiência hospitalar, nomeadamente no uso da norma Nacional para a descolonização e também da sua visão da molécula inovadora octenidina como uma alternativa necessária a nível hospitalar.

“Decolonization strategies, fighting infection before they occur” foi a visão científica da octenidina apresentada transversalmente à experiência Internacional representada por Dr. Christoph Klaus, International Scientific Affairs – Schülke. As questões-chave deixadas no final deste Workshop deixaram também no centro do debate a evolução verificada em Portugal na sua evidência comparativamente a outros países e a necessidade da discussão sobre a importância da inovação clínica no sistema da saúde.

“Efficacy of octenidine against antibiotic-resistant Staphylococcus aureus epidemic clones” é o primeiro estudo conduzido in Vitro em Portugal a demonstrar a eficácia da octenidina em estirpes de bactérias multirresistentes à mupirocina, apresentado no último dia do Congresso APDH por uma das autoras e oradoras Dra. Marta Aires de Sousa, convidada especial no workshop SCHULKE.